Diversos discursos ressaltaram o legado de Chico Mendes, um ambientalista assassinado em 1988. Décio Lima destacou a bioeconomia como um caminho para superar a concentração de riqueza, enquanto Marina Silva relembrou sua convivência com Mendes, afirmando que ele ficaria surpreso com o apoio estatal à proteção da floresta. Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, enfatizou a relevância do Museu Paraense Emílio Goeldi, onde o espaço foi instalado.
Durante a COP30, o Espaço Chico Mendes sediará debates e exposições focadas em soluções de comunidades tradicionais e iniciativas de bioeconomia. O Sebrae, parceiro da Fundação Banco do Brasil, promove cooperações em educação empreendedora e apoia negócios solidários. O espaço funcionará até 21 de novembro no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi.
O Sebrae participa da COP30 com um estande de 400 m² na Green Zone, oferecendo uma experiência imersiva que celebra a Amazônia. A programação inclui apresentações culturais, degustações e exibições de documentários. Além disso, a Zona do Empreendedorismo foi montada no Parque Belém Porto Futuro, ampliando a presença do Sebrae na capital paraense.